Início Internacional Bruxelas ‘fecha’ 3.º acordo com a Pfizer. São 1,8 mil milhões de...

Bruxelas ‘fecha’ 3.º acordo com a Pfizer. São 1,8 mil milhões de doses

A União Europeia fechou, esta sexta-feira, um terceiro (e novo) acordo com a Pfizer/BioNTech para a aquisição de mais 1,8 mil milhões de doses de vacinas deste fabricante contra a Covid-19, avança a Reuters.

Nos dois anteriores contratos, as partes já tinham acertado a compra de um total de 600 milhões de doses.

Este acordo, o maior já celebrado entre a União Europeia e a farmacêutica, permitirá inocular os 450 milhões de habitantes nos próximos dois anos.

Recorde-se que no passado dia 20, terça-feira, a Comissão Europeia indicou que vai fornecer 651 mil doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 aos países dos Balcãs Ocidentais, que serão distribuídas com o apoio das autoridades austríacas. 

O executivo comunitário apontou que a primeira remessa será enviada já no próximo mês de maio, com sucessivas entregas regulares até agosto.

Estas 651 mil doses são financiadas a partir do pacote de 70 milhões de euros adotado pela Comissão em dezembro de 2020, ao abrigo do instrumento de pré-adesão para ajudar a financiar o acesso dos parceiros dos Balcãs Ocidentais às vacinas contra a Covid-19 adquiridas pelos países da UE.