Início Internacional Vacina desenvolvida no Reino Unido vai começar a ser testada em doentes

Vacina desenvolvida no Reino Unido vai começar a ser testada em doentes

O Reino Unido vai começar a testar em pacientes com Covid-19 uma vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, anunciou o ministro da Saúde, Matt Hancock, na conferência de imprensa desta terça-feira do governo britânico. A equipa de Oxford vai iniciar a produção da vacina antes de concluir o ensaio clínico e acredita que este tem 80% de probabilidade de ser bem sucedido. 

A Sky News avança que a equipa da prestigiada universidade britânica conta ter um milhão de doses prontas já em setembro. 

A vacina desenvolvida pela equipa da Universidade de Oxford, definida como ChAdOx1 nCoV-19, foi concebida a partir do vírus inofensivo de um chimpanzé, que foi geneticamente modificado para transportar parte do novo coronavírus. 

A técnica usada para o desenvolvimento desta vacina já mostrou que consegue gerar fortes respostas imunitárias noutras doenças. 

Já foram estabelecidos acordos com três fabricantes britânicos e com vários fabricantes fora do Reino Unido para produzir a vacina. 

O ministro Matt Hancock acrescentou que o ensaio da Universidade de Oxford e outro que está a ser desenvolvido no Imperial College London vão receber dezenas de milhões de libras de investimento público. 

Embora tenha sublinhado que o desenvolvimento de uma vacina é uma “ciência incerta”, o ministro da Saúde britânico salientou que estas duas equipas estavam a fazer “progressos rápidos”. 

Desde o início da pandemia no Reino Unido 129.044 pessoas foram infetadas e 17.337 morreram

FONTENoticias ao Minuto
Artigo anteriorTrump ordena a destruição de navios iranianos que ameacem o Golfo
Próximo artigoMais de 2,6 milhões de infetados e 183 mil mortos em todo o mundo