Início Politica Eleições: Pedro Nuno Santos de novo “número um” do PS em Aveiro

Eleições: Pedro Nuno Santos de novo “número um” do PS em Aveiro

Aescolha destes dois cabeças de lista do PS foi transmitida à agência Lusa pela secretária-geral adjunta dos socialistas; Ana Catarina Mendes, que tem coordenado o processo de elaboração das listas de candidatos a deputados com o líder deste partido, António Costa.

Contudo, Pedro Nuno Santos, 43 anos, atual ministro e antes secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares entre novembro 2015 e fevereiro de 2019; é considerado um dos potenciais candidatos à sucessão de António Costa no cargo de secretário-geral do PS. Esteve na primeira linha da construção e manutenção da atualsolução política governativa baseada; num executivo minoritário socialista com suporte parlamentar do Bloco de Esquerda, PCP e PEV.

Contudo, Já nas últimas eleições legislativas, em 2015 Pedro Nuno Santos, natural de São João da Madeira; e que é conotado com a ala esquerda deste partido; encabeçou a lista do PS no círculo eleitoral de Aveiro, com os socialistas a elegerem apenas cinco dos 16 lugares em disputa.

Assim, Além de Pedro Nuno Santos, foram eleitos pelo círculo de Aveiro há quatro anos o ex-secretário de Estado dos Assuntos; Fiscais Fernando Rocha Andrade, que não deverá voltar a candidatar-se a deputado; Rosa Albernaz, que abandonou a Assembleia da República na passada sessão legislativa; o vice-presidente da bancada socialista Filipe Neto Brandão; e o coordenador para as questões de educação, Porfírio Silva, também membro do Secretariado Nacional do PS.

Aliás, No caso de Leiria, Raul Castro, presidente da Câmara desta capital de distrito, vai substituir a atualeurodeputada; socialista e ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus Margarida Marques como “número um” por este círculo eleitoral.