Início Ultimas Noticias Homem acorda de meia em meia hora para urinar

Homem acorda de meia em meia hora para urinar

Insónias, aliadas à excreção de 1,5 litros de urina por noite, fazem com que durma apenas quatro horas. 100 médicos falharam em diagnosticar a doença.

E se combatesse uma insónia interminável e, quando finalmente consegue adormecer, acorda minutos depois com vontade de urinar? Bob Schwartz já consultou quase 100 médicos nos últimos três anos e nenhum consegue diagnosticar a doença de que o norte-americano padece.

Assim, a privação de sono é apenas um de muitos sintomas da constelação de problemas de que sofre o advogado reformado de 59 anos. Alta pressão arterial, mudanças de fluidos corporais consoante se levanta ou deita. Distúrbios digestivos crónicos, desequilíbrios hormonais graves, perda de massa muscular no lado esquerdo do corpo e exaustão juntam-se ao boletim clínico que ninguém consegue decifrar. As insónias, aliadas à excreção de urina por noite. Fazem com que durma apenas quatro horas num dia normal.

Schwartz, natural de Detroit, recorreu ao Programa de Doenças Não-Diagnosticáveis. Desenhado para responder aos casos mais perplexos nos EUA – mas os médicos consideram-no “uma zebra entre as zebras”, um caso extraordinariamente raro.

Como conta o Washington Post, médicos do Instituto Nacional de Saúde norte-americano identificaram uma aparente causa para os sintomas. O aspeto estreito e grosso das veias – mas não sabem como o tratar, nem nunca viram outro caso como este.

Assim, “Ainda não temos uma resposta”, afirmou ao jornal Donna Novacic, coordenadora dos especialistas que analisaram Schwartz no ano passado numa clínica em Bethesda, Maryland.  

Então, o homem com a doença desconhecida afirma que a falta de diagnóstico causou momentos de desespero e por isso decidiu-se a aprender tudo o que pode sobre o seu problema. Diz que, até 2016, era a “epítome da morte”.